Entende-se que uma escola de qualidade deve desenvolver relações interpessoais que conduzem a atitude e expectativas em relação aos alunos, colocar o aluno como foco de suas preocupações, dispondo de recursos humanos com formação e motivação adequadas e com material escolar e didático necessário. Contar também com instalações em quantidade e em condições adequadas de funcionamento,assegurando a participação dos pais no acompanhamento do desempenho dos filhos como também em todo processo de avaliação da escola.
Além disso, uma escola de qualidade é aquela que constrói um clima escolar que favoreça o processo de ensino-aprendizagem e que define, organiza todo processos que conduzem ao alcance de seus objetivos.
Sendo assim administro a Escola Municipal Casas Populares, buscando assumir sempre uma proposta descentralizada, pela qual as atuais praticas organizacionais e administrativas mudarão rumo à maior autonomia e participação comunitária. Como exemplo pode-se citar o próprio colegiado escola fundado em 07/05/99, inicialmente sem participação ativa, e atualmente consciente de seu papel e função perante a escola, na busca de uma gestão transparente e participativa por uma educação de qualidade para todos.
Considero de suma importância as reuniões internas e externas, como também as avaliações, sugestões, oficinas entre outros meios pelos quais facilitam e detectam os problemas e as possíveis soluções.
Dessa forma concordo plenamente com Abu-Duhou (1999) “a gestão com base na escola normalmente se define pela redistribuição interna de autoridade descentralizada”. Ou seja, compartilhar decisões torna-se uma das fortes características da nossa escola.
Muitas vezes, a gestão participativa provoca desafios, incompreensões de papéis, dificuldades de relacionamentos etc. Porém, é necessário acreditar na proposta de trabalho e na contribuição que todos para o sucesso da equipe.
Por fim acredito que o principal aspecto que torna a escola realmente eficaz é o entrosamento de todas as forças: direção, professores,funcionários, alunos, pais e membros da comunidade. Somente quando todos tem em mente com clareza onde se está e onde se quer chegar é que se tem condições de alcançar a meta principal que é uma aprendizagem de qualidade, baseada em uma gestão participativa e de sucesso.
Mônica Dias Barreto
Mônica Dias Barreto
OI TD BOM?
ResponderExcluirSOU ALUNA DA ESCOLA E SÓ TENHO A DIZER UMA COISA
"TE ADORO"
BJKSS....
TATYANNA..